03
Mar 13
Em Portugal, em tempos de democracia tutelada e após um período de paralisia e de apatia, geradas pela insegurança no futuro, que a crise económica instalou, a indignação e a revolta têm-se multiplicado, pela cada vez maior percepção das injustiças sociais contidas nas medidas de austeridade e pelo contínuo fracasso das políticas governamentais. Apenas o apoio explícito da troika tem mantido no seu lugar um ministro das finanças que não acerta uma única previsão. 
As manifestações de protesto têm conseguido reunir muita gente das mais variadas origens porque se trata precisamente, tão só, disso mesmo. Um protesto! Não se aborda a discussão de políticas alternativas, pois isso seria um factor de divisão, onde entrariam diversas concepções ideológicas e onde, nomeadamente, nestas multidões, estão votantes dos partidos que nos governam e eleitores abstencionistas, daqueles que delegam a sua responsabilidade nos "outros".
Como criar alternativas é mais difícil e, às vezes, as responsabilidades da situação parecem difusas e diluídas, é mais fácil "cavalgar" a onda populista e "meter todos no mesmo saco". Ora, nesta situação, não há inimputáveis; a começar pelos militantes dos partidos, quando elegem os seus dirigentes e a acabar nos eleitores, quando votam e como votam, ou não votam.
Alternativas não são, em meu entender, os fenómenos políticos da extrema-direita xenófoba nem as vertigens populistas tipo Beppe Grillo. Aliás, as últimas eleições italianas, a exemplo de outras anteriores, merecem a categoria de "case study" de analfabetismo político. Só isso explica fenómenos como o inenarrável Berlusconi e a piada de mau-gosto Beppe Grillo. Podemos seguir as pisadas dos italianos que, desde 1945, parece não terem aprendido nada quanto às questões da governação.
publicado por Armindo Carvalho às 14:48

Março 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

12
13
14
15
16

17
18
19
20
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO